domingo, 23 de novembro de 2008

Alforria dos pixels

Sempre que um programador visual pensa em transferir uma forma ou uma interface para a tela de um computador, tem que imaginar como ele vai alterar os pixels dessa tela para que ela exiba o que ele quer. Portanto, esse designer pensa em modificar a aparência de cada pixel, sua cor ou luminosidade, mas não em mudar a sua posição no espaço, o que é impossibilitado pela forma como o monitor dos computadores atuais são desenvolvidos.

No entanto, trabalhar com esses monitores significa respeitar uma convenção que se baseou estudos de eficiência que podem não se aplicar a certas realidades. O grupo de estudo de William J. Mitchell, que se tornou conhecido por sua pesquisa sobre smart cities após publicar City of Bits, desenvolveu um sistema de "pixels" soltos e intercomunicáveis, que podem passar informações aos habitantes de uma cidade. Mitchell pensou em cada uma das luzes da cidade como um pixel, que em seu conjunto poderiam comunicar. Um exemplo seria o de informar direções através do acender/apagar sincronizado dessas lâmpadas/pixels. Nesse caso, o habitante dessa cidade deveria sempre seguir a lâmpada que acendesse depois em seu campo visual.

Esse também é um bom exemplo de aplicação da complexidade pois, no projeto, os pixels se comunicam entre si e, é de acordo com o seu posicionamento relativo, eles mudam de estado (acendem ou apagam).

O vídeo abaixo mostra como o projeto foi desenvolvido e quais os próximos passos:

Um comentário:

Douglas disse...

bom...ate que enfim consigo ver a cara do Mitchell :)

acho que no star/net logo isso da pra ser feito heheheh.